Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Author Guidelines
NORMAS DE PUBLICAÇÃO – INSTRUÇÕES AOS AUTORES
O Jornal Brasileiro de Ginecologia (ISSN 0368-1416 ) é uma publicação tipo fluxo contínuo para divulgação científica da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro. Destina-se a profissionais que atuam na área de ginecologia e obstetrícia e profissionais de áreas afins, com o objetivo de publicar contribuições originais submetidas à análise que abordem temas relevantes para ginecologia e obstetrícia e áreas afins. Congratula-se com contribuições nacionais e internacionais. A seleção dos manuscritos para publicação envolve a avaliação da originalidade, relevância do tema e qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação aos padrões editoriais adotados pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista serão revisados por dois ou mais revisores anônimos; a confidencialidade é garantida durante todo o processo de revisão. O material relacionado a artigos rejeitados não será devolvido.
O conteúdo do material submetido não pode ser publicado previamente ou submetido a outros periódicos para publicação. Para ser publicado em outros periódicos, mesmo que parcialmente, precisará de aprovação por escrito dos editores. Cópias dos pareceres dos revisores serão enviadas aos autores. Os manuscritos aceitos e aceitos condicionalmente serão enviados aos autores para que possam fazer as modificações necessárias e estejam cientes das alterações que serão feitas no processo de edição. Os autores devem devolver o texto com as modificações solicitadas, justificando na carta de apresentação, se for o caso, o motivo da não aceitação das sugestões. Caso o trabalho não seja devolvido em seis meses, a revista entenderá que os autores não têm mais interesse na publicação.
Os autores têm total responsabilidade pelos conceitos e declarações incluídos nos artigos. O manuscrito submetido para publicação deve ser escrito em português, inglês ou espanhol e pertencer a uma das diferentes categorias de artigos da revista.
Instruções aos autores
As seguintes normas foram baseadas em recomendações propostas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, publicadas no artigo: Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a revistas biomédicas: redação e edição para publicação biomédica, que foi atualizado em abril de 2010 e está disponível em http: //www.icmje.org/.
Veja também (download PDF): Redação e edição de requisitos INUFORM – ICMJ
Seções do diário
1. Artigos originais: artigos completos prospectivos, experimentais ou retrospectivos. Os manuscritos que relatam resultados de ensaios clínicos ou experimentais terão prioridade para publicação.
2. Notas preliminares: de trabalhos em fase final de coleta de dados, mas cujos resultados sejam relevantes e justifiquem sua publicação.
3. Relatos de casos: de grande interesse e bem documentados do ponto de vista clínico e laboratorial.
4. Novas técnicas: apresentação de inovações em diagnósticos, técnicas cirúrgicas e tratamentos, desde que não sejam uma propaganda clara ou dissimulada de medicamentos ou outros produtos.
5. Artigos de revisão ou atualização: incluindo avaliação crítica e sistemática da literatura, com descrição dos procedimentos adotados, definição e limites do tema, conclusões e referências; pode incluir meta-análises. Eles devem estar atualizados.
6. Comentários editoriais: quando solicitados aos membros do Conselho Editorial.
7. Resumos de teses: apresentados e aprovados nos últimos 12 meses, contados a partir da data de submissão do resumo (ver instruções para resumos de tese em "Preparação de manuscritos"). Devem ter aproximadamente 250 palavras e seguem os padrões usuais quanto à forma e conteúdo, incluindo pelo menos três palavras-chave ou termos-chave. O resumo deve ser submetido na página de nosso periódico na plataforma OJS.
8. Cartas ao editor: se trata ou não de um assunto editorial. As cartas podem ser resumidas pela redação, desde que mantenha os pontos principais. Em caso de crítica de trabalhos publicados, a carta será enviada aos autores para que sua resposta seja publicada simultaneamente.
9. Relatórios técnicos: de órgãos de serviço público discutindo temas de grande interesse para a saúde pública e relacionados a ginecologia-obstetrícia.
Informação geral
1. Os artigos devem estar em espaço duplo em todas as seções, desde a folha de rosto até as referências, tabelas e legendas. Cada página deve ter aproximadamente 25 linhas em uma coluna. De preferência, use um documento do Microsoft Word® e fonte Times New Roman 12. Não destaque trechos do texto: sem sublinhado ou negrito. Numere todas as páginas, começando pela página de título.
2. Não use letras maiúsculas para nomes próprios (além da primeira letra) no texto ou nas referências. Não use pontos nas siglas (OMS em vez de W.H.O.). Ao usar siglas, descreva-as na primeira vez que aparecerem.
3. A revista não aceitará material editorial para fins comerciais. 5. O autor será informado por carta ou e-mail do recebimento dos trabalhos e seu número de protocolo na revista. Artigos que atendam às Normas de Publicação – Instruções aos Autores e se enquadrem na política editorial da revista serão encaminhados a dois revisores indicados pelo editor para análise.
4. O número de autores de cada manuscrito é limitado a nove. Os trabalhos de autoria coletiva (institucional) devem especificar os autores responsáveis. Investigações colaborativas e estudos multicêntricos devem listar como autores os pesquisadores responsáveis pelos protocolos aplicados (até sete). Outros colaboradores podem ser citados na seção de Agradecimentos ou como "Informações Adicionais de Autoria" ao final do artigo. A noção de coautoria é baseada na contribuição substancial de cada pessoa, seja na concepção e planejamento do estudo, análise e interpretação dos dados, redação ou revisão crítica do manuscrito. Todavia, estudos que envolvam um número maior de autores podem ser aceitos mediante um lógica argumentação.
Todos os autores devem aprovar a versão final a ser publicada.
Padrões de Publicação – Instruções aos Autores
5. Conflitos de interesse: devem ser mencionadas situações que possam influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho. Essas situações incluem participações acionárias em empresas produtoras de medicamentos ou equipamentos citados ou utilizados na pesquisa, bem como seus concorrentes. Subsídios recebidos, relações de trabalho, consultorias, etc. também são considerados conflitos de interesse.
6. Quando a pesquisa envolver seres humanos, deve ser enviada cópia da aprovação do Comitê de Ética do estabelecimento onde o trabalho foi realizado.
7. Para manuscritos originais, não ultrapasse 25 páginas de texto digitado. Limite o número de Tabelas e Figuras ao necessário para apresentar os resultados que serão discutidos (como regra geral, limite-os a cinco). Para Relato de Caso e Equipamentos e Técnicas, não ultrapassar 15 páginas, reduzindo também o número de figuras e/ou tabelas. As Notas Preliminares devem ser textos curtos com até 800 palavras, cinco referências e duas figuras (ver Preparação do Manuscrito – Resultados).
8. Os trabalhos originais que não seguirem estas instruções serão devolvidos aos autores para as devidas adaptações antes da avaliação pelo Conselho Editorial.
9. As cópias dos manuscritos devem ser acompanhadas de uma carta de apresentação assinada por todos os autores. Esta carta deve declarar explicitamente a concordância dos autores com os padrões editoriais, o processo de revisão e a transferência dos direitos autorais para a revista. O material publicado torna-se propriedade do Jornal Brasileiro de Ginecologia e somente poderá ser reproduzido total ou parcialmente com o seu consentimento.
Submissão do manuscrito e sua versão final devem ser protocoladas em nossa página OJS de JBG.
Lista de verificação do manuscrito
Antes de submeter o manuscrito, verifique se as Instruções aos Autores foram seguidas, e os itens abaixo foram incluídos:
1. Carta de apresentação assinada por todos os autores.
2. Citação de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (ver Seção Pacientes e Métodos).
3. Conflitos de interesse: quando aplicável, devem ser mencionados sem omitir informações relevantes.
4. Claramente definir participação de cada autor.
5. Descrever sobre financiamentos.
6. Folha de rosto com todas as informações solicitadas.
7. Resumo estruturado (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão) e Abstract compatível com o texto do trabalho.
8. No mínimo três palavras-chave relacionadas ao texto e suas respectivas palavras-chave.
9. Legendas adequadas de figuras, fotos, tabelas e gráficos.
10. Tabelas e Figuras: todas devidamente citadas no texto e numeradas. As legendas permitem ao leitor compreender as Tabelas e Figuras.
11. Referências: numeradas na ordem em que são citadas no texto e devidamente digitadas. Todos os trabalhos citados devem ser listados nas Referências, e todas as referências listadas devem ser citadas no texto.
Preparação do manuscrito
Folha de rosto: incluir o título do trabalho em inglês e português, os nomes completos dos autores sem abreviaturas, o nome do estabelecimento onde o trabalho foi realizado, a afiliação institucional dos autores, informações sobre o apoio recebido na forma de subsídios, equipamentos ou medicamentos. Forneça o nome, endereço, telefone, fax e e-mail do autor correspondente.
Resumo do estudo na segunda página: para artigos completos, redigir um resumo estruturado que deve ser dividido em seções definidas: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão. Deve ter aproximadamente 250 palavras. O resumo deve fornecer informações relevantes, permitindo ao leitor ter uma ideia geral do trabalho. Deve incluir uma breve descrição dos métodos e da análise estatística realizada. Relate os resultados numéricos mais relevantes em vez de indicar a significância estatística encontrada. A conclusão deve ser baseada na pergunta de pesquisa, nos resultados do estudo e não na literatura. Evite usar abreviações e símbolos. Não cite referências no Resumo.
Na mesma página do Resumo, inclua pelo menos três palavras-chave que serão utilizadas para compor o índice anual da Revista. Devem ser baseados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde/Health Sciences Descriptors), publicado pela Bireme, que é uma tradução do MeSH (Medical Subject Headings) da National Library of Medicine (disponível em: http://decs.bvs .br).
Outra página deve trazer o Resumo como versão exata do Resumo estruturado (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão). Também deve ser acompanhado da versão em português das palavras-chave (palavras-chave). O Resumo de Relatos de Caso não deve ser estruturado e é limitado a 100 palavras. Notas Preliminares não precisam de Resumo.
Introdução: repetir o título completo em inglês e português no topo da primeira página da introdução. Nesta seção, apresentar o contexto atual do conhecimento sobre o tema estudado, divergências e lacunas que possam justificar o desenvolvimento do trabalho, mas sem uma extensa revisão de literatura. Para Relatos de Caso, resuma as informações sobre a condição relatada e justifique sua apresentação como um caso isolado.
Objetivo: descreva claramente o objetivo do trabalho.
Métodos: inicie esta seção indicando o desenho do estudo — prospectivo ou retrospectivo; ensaio clínico ou experimental; distribuição aleatória de casos ou não, etc. Descreva os critérios de seleção dos pacientes ou do grupo experimental, incluindo os controles. Identificar os equipamentos e reagentes utilizados. Caso a metodologia aplicada tenha sido utilizada anteriormente, forneça referências, além de uma breve descrição do método. Além disso, descreva os métodos estatísticos adotados e as comparações para as quais cada teste foi utilizado. É obrigatória a menção da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde o trabalho foi realizado. A pesquisa destinada a avaliar a eficácia ou tolerância de um tratamento ou medicamento deve necessariamente incluir um grupo de controle adequado. Para obter informações adicionais sobre a concepção deste tipo de trabalho, consulte ICH Harmonized Tripartite Guideline – Choice of Control Group and Related Issues in Clinical Trials (http://www.hc-sc.gc.ca/hpfb-dgpsa/tpd-dpt /e10_e.html).
Resultados: apresentar os resultados em uma sequência lógica, com texto, tabelas e figuras. Fornecer resultados que sejam relevantes para o objetivo do trabalho e que serão discutidos. Não repita todos os dados das Tabelas e Figuras nesta seção, mas descreva e enfatize os principais sem interpretá-los. Em Relatos de Caso, as seções Métodos e Resultados são substituídas pela descrição do caso; outras seções permanecem as mesmas.
Discussão: destacar informações novas e originais obtidas na investigação. Não repita dados e informações já mencionados nas seções de Introdução e Resultados. Evite citar tabelas e figuras. Enfatize a adequação dos métodos empregados na investigação. Compare e associe suas observações com as de outros autores, comentando e explicando possíveis diferenças. Explique as implicações das descobertas e suas limitações e faça as recomendações resultantes. No final da discussão inclua os seguintes itens: Fortalezas e Limitações (Strengths: Limitation:)
Conclusão: deve ser baseada na pergunta de pesquisa, nos resultados do estudo e não na literatura. Deve ser apresentada na forma direta, evitando “textos filosóficos”.
Padrões de Publicação – Instruções aos Autores
Para Relatos de Caso, fundamentar a discussão em uma revisão de literatura ampla e atualizada. Quando necessário, tabule as informações coletadas na literatura para comparação.
Agradecimentos: dirija-se às pessoas que colaboraram intelectualmente com o trabalho, mas cuja contribuição não justifica a coautoria ou àqueles que forneceram apoio material.
Referências (estilo Vancouver): incluir nesta seção todos os autores e trabalhos citados no texto e vice-versa. Numere as referências na ordem em que são mencionadas no artigo e use esses números para as citações no texto. Evite um número excessivo de referências selecionando as mais relevantes para cada afirmação, dando preferência a trabalhos recentes. Não utilize citações de difícil acesso para os leitores da revista, como resumos de trabalhos apresentados em congressos ou outras publicações com distribuição restrita. Não use referências como "observações inéditas" e "comunicação pessoal". Os artigos aceitos para publicação podem ser citados acompanhados da declaração: "aceito e aguardando publicação" ou "no prelo", indicando a revista. Para citações de outros trabalhos dos autores do estudo, selecione apenas os originais (não citar capítulos ou resenhas) impressos em periódicos com revisão por pares e relacionados ao tema investigado. O número de referências deve ser limitado a 25. Para Notas Preliminares, o limite é de dez referências. Os autores são responsáveis pela exatidão dos dados de referência. Para todas as referências, cite todos os autores até seis. Se a referência tiver mais de seis autores, cite os seis primeiros, seguidos da expressão et al., conforme os exemplos a seguir:
artigos de jornal
• Versão impressa:
Teixeira JC, Derchain SFM, Teixeira, LC, Santos CC, Panetta K, Zeferino LC. Avaliação do parceiro sexual masculino e risco de recaída em mulheres tratadas para lesões genitais do papilomavírus humano (HPV). BRGO 2002; 24(5): 315-320.
Barreto NA, Sant'anna RRP, Silva LBG, Uehara AA, Guimarães RC, Duarte IMD et al. Caracterização fenotípica e molecular de Neisseria gonorrhoeae isolada no Rio de Janeiro, Brasil, 2002 – 2003. DST - J bras Doenças Sex Transm 2004; 16(3): 32-42.
• Versão eletrónica:
Cabar FR, Nomura RMY, Costa LCV, Alves EA, Zugaib M. Cesariana prévia como fator de risco para descolamento prematuro da placenta. Rev Bras Ginecol Obstet. [revista na internet]. Outubro de 2004 [citado em 19 de março de 2005]; 26(9): [cerca de 15 p.]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032004000900006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 07/10/2007.
Kremer LCM, Caron HN. Cardiotoxicidade por antraciclinas em crianças [perspectiva]. N Engl J Med [serial na Internet]. Julho de 2004 [citado em 29 de setembro de 2004];351(2):[cerca de 2 p.]. Disponível em: http://gateway.ut.ovid.com/gw1/ovidweb.cgi.
Livros:
Tavares W, Marinho LAC. Rotinas de diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias.
São Paulo: Editora Atheneu; 2005.
Tavares W. Manual de antibióticos e quimioterápicos antiinfecciosos. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu; 2001.
• Capítulos de livros:
Duarte G. DST durante a gravidez e puerpério. In: Passos MRL. Deessetologia, DST 5. 5ª Ed. Rio de
Janeiro: Editora Cultura Médica; 2005. pág. 685-706.
Citação do site em formato eletrônico: apenas para informações estatísticas oficiais. Indicar o órgão responsável, o endereço eletrônico e o nome do arquivo ou entrada. Inclua a data de acesso e a hora em que as informações citadas foram obtidas.
Tabelas: salvar cada tabela em uma folha separada, com espaço duplo e fonte Arial 8. Devem ser numerados sequencialmente, em algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no texto. Todas as tabelas devem ter um título e todas as colunas da tabela devem ser identificadas com um cabeçalho. A legenda deve fornecer informações que permitam ao leitor compreender o conteúdo das tabelas e figuras, mesmo sem ler o texto do trabalho. As linhas horizontais devem ser simples e limitadas a duas na parte superior e uma na parte inferior da tabela. Não use linhas verticais. Não use funções de criação de tabelas, comandos de justificação, alinhamento decimal ou centralizado. Use o comando tab, em vez da tecla de espaço, para separar as colunas e a tecla Enter para novas linhas. O rodapé da tabela deve trazer a legenda para as abreviaturas e os testes estatísticos utilizados.
Figuras (gráficos, fotografias e ilustrações): salvar as figuras em folhas separadas e numerá-las sequencialmente, em algarismos arábicos, de acordo com a ordem de citação no texto. Todas as figuras podem ser coloridas ou em preto e branco, com boa qualidade de impressão e com título de legenda digitado em fonte Arial 8. No CD, devem ser enviados em arquivo eletrônico separado do texto (a imagem utilizada no documento de texto não indica que o arquivo original foi copiado). Para evitar problemas que possam comprometer os padrões do periódico, o processo de digitalização das imagens (scan) deve obedecer aos seguintes parâmetros: para gráficos ou esquemas, utilizar 800 dpi/bitmap para linhas; para ilustrações e fotos, use 300 dpi/CMYK ou escala de cinza. Em todos os casos, a extensão do arquivo deve ser .tif e/ou .jpg. Caso não seja possível entregar o arquivo eletrônico da figura, os originais devem ser enviados em impressão a laser (gráficos e esquemas) ou papel fotográfico para que possam ser devidamente digitalizados. Arquivos com extensão .xls (Excel), .cdr (CorelDraw), .eps e .wmf também serão aceitos para ilustrações vetoriais (gráficos, desenhos, esquemas). Serão aceitos no máximo cinco figuras. Caso as figuras tenham sido publicadas em outro lugar, devem ser acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor, e a fonte deve ser citada na legenda da ilustração.
Legendas: salvar as legendas em espaço duplo, juntamente com suas respectivas figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) e tabelas. Todas as legendas devem ser numeradas em algarismos arábicos, correspondendo a cada figura e tabela na ordem em que foram citadas no trabalho.
Abreviaturas e siglas: devem ser precedidas do termo completo quando citadas pela primeira vez no trabalho. Nas legendas de tabelas e figuras, devem ser acompanhadas do termo completo. As abreviaturas e figuras devem ser acompanhadas do seu nome completo. Abreviaturas e siglas não devem ser usadas em títulos ou resumos de artigos
Artigos Originais
Política padrão de seção
Copyright Notice
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, pois isso pode gerar mudanças produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do publicado trabalho (Veja O Efeito do Acesso Aberto).
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.